domingo, 13 de fevereiro de 2011

Parâmetros Curriculares Nacionais Ensino Médio - Secretaria de Educação Média e Tecnológica

 http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/cienciah.pdf


" Chamamos a atenção para o fato de que, neste documento, ao desenvolvermos textos
específicos voltados para os conhecimentos de História, Geografia, Sociologia e Filosofia,
habitualmente formalizados em disciplinas escolares, incluímos diversas alusões – explícitas
ou não – a outros conhecimentos das Ciências Humanas que consideramos fundamentais para
o Ensino Médio. Trata-se de referências a conhecimentos de Antropologia, Política, Direito,
Economia e Psicologia. Tais indicações não visam a propor à escola que explicite
denominação e carga horária para esses conteúdos na forma de disciplinas. O objetivo foi
afirmar que conhecimentos dessas cinco disciplinas são indispensáveis à formação básica do
cidadão, seja no que diz respeito aos principais conceitos e métodos com que operam, seja no
que diz respeito a situações concretas do cotidiano social, tais como o pagamento de impostos
ou o reconhecimento dos direitos expressos em disposições legais. Na perspectiva do
exercício da cidadania, importa em muito o desenvolvimento das competências envolvidas na
leitura e decodificação do “economês” e do “legalês”.
Futuramente, a critério da escola, e obedecendo a suas disponibilidades específicas,
poderão até ter organização explícita e própria, mas a sugestão aqui feita é no sentido de que
esses conhecimentos apareçam em atividades, projetos, programas de estudo ou no corpo de
disciplinas já existentes. Tanto a História quanto a Sociologia, por exemplo, englobam
conhecimentos de Antropologia, Política, Direito e Economia. O mesmo acontece com a
Geografia em relação à Economia e ainda com a Filosofia, que pode conter elementos de
Psicologia, Política e Direito. E não se deve esquecer também que a contextualização na
Matemática poderá envolver conhecimentos de Economia, como o cálculo de juros aplicados
a transações financeiras."
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" O Ensino Médio, enquanto etapa final da Educação Básica, deve conter
os elementos indispensáveis ao exercício da cidadania e não apenas no sentido político de
uma cidadania formal, mas também na perspectiva de uma cidadania social, extensiva às
relações de trabalho, dentre outras relações sociais.
Por sua natureza própria, as Ciências Humanas e a Filosofia constituem um campo
privilegiado para a discussão dessas questões. Mas, não se deve perder de vista que a
cidadania não deve ser encarada, no Ensino Médio, apenas como um conceito abstrato, mas
como uma vivência que perpassa todos os aspectos da vida em sociedade. Daí, que a
preparação para o exercício da cidadania não se esgota no aprendizado de conhecimentos de
História, Sociologia, Política ou Filosofia. Antes, está presente nos usos sociais das diferentes
linguagens e na compreensão e apropriação dos significados e resultados dos conhecimentos
de natureza científica.
Os conhecimentos de História são fundamentais para a construção da identidade coletiva a
partir de um passado que os grupos sociais compartilham na memória socialmente construída.
A ênfase em conteúdos de História do Brasil – como reza a LDB –, construídos em conexão
com conteúdos da chamada História Geral, em uma relação de “figura” e “fundo”, é parte da
estratégia de autoconstrução e autoreconhecimento, que permite ao indivíduo situar-se
histórica, cultural e socialmente na coletividade, envolvendo seu destino pessoal no destino
coletivo. Na perspectiva formativa, isso não implica negar a individualidade, mas combater
os excessos do individualismo.
Os conhecimentos de Antropologia e Sociologia contribuem igualmente para a construção
da identidade social e, sem negar os conflitos, a convivência pacífica. Dá-se especial destaque
ao relativismo cultural proposto pelas correntes antropológicas surgidas após a Segunda
Guerra Mundial, que advogam o direito de todos os povos e culturas construírem sua
organização própria, respeitando da mesma forma os direitos alheios."
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Conhecimentos de Sociologia, Antropologia e Política
• Por que ensinar Ciências Sociais

O estudo das Ciências Sociais no Ensino Médio tem como objetivo mais geral introduzir o
aluno nas principais questões conceituais e metodológicas das disciplinas de Sociologia,
Antropologia e Política. O ponto de partida dessas ciências foi a reflexão sobre as mudanças
nas condições sociais, econômicas e políticas advindas desde os séculos XVIII e XIX. Esse
contexto de transformação repercutiu, significativamente, no processo de construção das
grandes questões que foram tratadas pela Sociologia, pela Antropologia e pela Política, que se
desenvolveram no século XIX, tentando impor seu discurso científico.
“Traduzindo a relação que existe entre o pensamento e organização social, sofrendo as
influências particulares das sociedades em que viviam e da posição que dentro de cada
sociedade assumiam, e dos pontos de partida filosóficos em que se fundava, os criadores da
ciência da sociedade conseguiram lançar as bases de uma nova ciência na proporção em que
refletiam, em suas obras, os problemas de seu tempo.” 1
“Por isso, seria vão e improfícuo separar a Sociologia das condições histórico-sociais de
existência, nas quais ela se tornou possível e necessária [...]. A Sociologia constitui um
produto cultural das fermentações intelectuais provocadas pelas revoluções industriais e
político-sociais que abalaram o mundo ocidental moderno.” 2
Ao se tomar os três grandes paradigmas fundantes do campo de conhecimento sociológico
– Karl Marx, Max Weber e Emile Durkheim –, discutem-se as questões centrais que foram
abordadas, bem como os parâmetros teóricos e metodológicos que permeiam tais modelos de
explicação da realidade. No entanto, a grande preocupação é promover uma reflexão em
torno da permanência dessas questões até hoje, inclusive avaliando a operacionalidade dos
conceitos e categorias utilizados por cada um desses autores, no que se refere à compreensão
da complexidade do mundo atual.
Enfatizam-se dois eixos fundamentais em torno dos quais vêm se construindo grande parte
da tradição sociológica: a relação entre indivíduo e sociedade, a partir da influência da ação
individual sobre os processos sociais, bem como a importância do processo inverso, e a
dinâmica social, pautada em processos que envolvem, ao mesmo tempo, porém em gradações
variadas, a manutenção da ordem ou, por outro lado, a mudança social.
De tal modo, a pesquisa teórica e empírica em Sociologia nos permite, por exemplo,
problematizar os fenômenos sociais, no processo de ensino-aprendizagem, nos seguintes
termos:
a) De que maneira explicar a existência e a manutenção das coletividades humanas? De
que modo acontece a interação entre o indivíduo e essas coletividades?
b) Que mecanismos interferem na organização e estruturação dos quadros sociais da vida
humana?
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c) Como a mudança social é produzida e pode ser explicada ?
A Lei 9.394/96 estabelece como uma das finalidades centrais do Ensino Médio a
construção da cidadania do educando, evidenciando, assim, a importância do ensino da
Sociologia no Ensino Médio. Tendo em vista que o conhecimento sociológico tem como
atribuições básicas investigar, identificar, descrever, classificar e interpretar/explicar todos os
fatos relacionados à vida social, logo permite instrumentalizar o aluno para que possa
decodificar a complexidade da realidade social.
Assim, pela via do conhecimento sociológico sistematizado, o educando poderá construir
uma postura mais reflexiva e crítica diante da complexidade do mundo moderno. Ao
compreender melhor a dinâmica da sociedade em que vive, poderá perceber-se como
elemento ativo, dotado de força política e capacidade de transformar e, até mesmo, viabilizar,
através do exercício pleno de sua cidadania, mudanças estruturais que apontem para um
modelo de sociedade mais justo e solidário.
Por outro lado, o ensino da Sociologia no Ensino Médio também deve fornecer
instrumentais teóricos para que o aluno entenda o processo de mundialização do capital, em
correspondência com as sucessivas revoluções tecnológicas. Processo amplo que acabou
gerando um reordenamento nas dimensões políticas e sócio-culturais.
Assim sendo, relevantes instituições sociais, como a família e o Estado, assumem novos
significados: aparecem novos atores e ampliam-se os cenários. O modelo de família nuclear e
patriarcal vai perdendo espaço, tendo em vista as conquistas advindas do próprio movimento
feminista. No Estado de Direito, enfatiza-se que o cidadão e o poder público devem ter, ao
mesmo tempo, direitos e deveres. E há que considerar também o papel das Organizações
Não-Governamentais como novo agente político.
As relações tradicionais e formais de emprego (com vínculo empregatício, estabilidade,
etc) passam a ser, cada vez mais, substituídas por outras formas de organização das relações
de trabalho (autônomo, temporário, terceirizado). Este mesmo processo de flexibilização das
relações de produção, além do advento de novas tecnologias, despadroniza as relações de
trabalho e acaba interferindo no próprio perfil da qualificação exigida pelo mercado de
trabalho. Resulta daí um mundo de contrastes extremos, de abundância e escassez, riqueza e
penúria, que acabam por reforçar e expandir conflitos regionais com motivações étnicas.
Cabe ao professor orientar seus alunos no sentido de compreender e avaliar o impacto
desse conjunto de transformações nas suas próprias vidas, pois ainda que alguns não façam
parte da população economicamente ativa, certamente cada um terá como avaliar a
repercussão de tudo isso dentro de sua família.
Sociologicamente, a problematização da categoria trabalho, para além do modelo
marxista, também é uma tarefa que exige um significativo esforço intelectual. A análise do
mercado de trabalho requer que se entenda o problema do desemprego estrutural, isto é, a
diminuição constante e irreversível de cargos em empresas, enquanto uma realidade
percebida, sobretudo, nos países industrializados da Europa.
A configuração desse quadro de mudanças profundas, nas relações sociais e nos valores
que as informam, confere à Sociologia um papel analítico importante, tendo em vista os
resultados de suas pesquisas. E esses conhecimentos permitem que outros profissionais                página 38


procurem alternativas de intervenção frente aos problemas sociais oriundos desta nova ordem
política, econômica e social. Enfim, a Sociologia, ao mesmo tempo em que realiza um
esforço para entender a realidade social, também subsidia outros agentes sociais na solução
dos problemas.
Cabe ressaltar que a reflexão empreendida pelo sociólogo como interpretação da realidade
social não deve acontecer no mesmo nível de apreensão do senso comum, porque as questões
são construídas em termos da explicação, pela mediação teórico-metodológica de natureza
própria, por ser um tipo de conhecimento sistematizado da realidade social, consubstanciado
por um conjunto pluriparadigmático de conceitos e categorias.
• O que e como ensinar em Ciências Sociais
Se, genericamente, considerarmos a Sociologia como ciência da sociedade, temos que ter
a clareza de que não há um consenso em torno do conceito que aparece como matriz deste
campo de conhecimento. Entretanto, é possível trabalhar contextualmente, entendendo o
conceito de sociedade nos termos das condições do capitalismo contemporâneo, que engloba
processos sociais, dentre eles a socialização total 3.
No intuito de explicitar melhor o conceito de sociedade, tomamos a relação social como
unidade elementar. Em certa medida, a definição de sociedade aparece, convencionalmente,
associada à expressão rede de relações sociais, dentro da qual apontamos a importância do
processo de interação social. “O termo relação social será usado para indicar o
comportamento de uma pluralidade de atores à medida que, em seu conteúdo significativo, a
ação de cada um leve em conta a de outros e seja orientada nesses termos. Assim, a relação
consiste inteira e exclusivamente na existência de uma probabilidade de haver, em algum
sentido significativamente compreensível, uma linha de ação social.” 4
Como apontamos anteriormente, outro ponto recorrente e exaustivamente questionado pela
Sociologia é o surgimento, a manutenção e a mudança dos sistemas sociais, que são
produzidos na dinâmica do processo de interação. Seria interessante pontuar as diferentes
formas de estratificação social: as castas, os estamentos e as classes sociais.
Esse tipo de análise contextualizada no sistema social brasileiro, enquanto uma estrutura
baseada em classes sociais, abre espaço em sala de aula para uma reflexão sobre o processo
histórico de construção das desigualdades sociais, que aponta para problemas, como a
exclusão (social, econômica e política) e a concentração (de poder e de renda). Ao falar de
sistemas sociais, também poderia ser realizada uma menção conceitual, ainda que não muito
aprofundada, à noção de estrutura e à escola estruturalista de pensamento 5.
Em linhas gerais, parece se constituir uma nítida correspondência entre a Sociologia
(estudo dos sistemas sociais produzidos pela interação) e a Psicologia (estudo dos sistemas de
personalidade). No entanto, muito embora ambas preocupem-se com o comportamento, a
Sociologia analisa a relação entre as ações de um indivíduo e a coletividade, enquanto a
Psicologia tenta entender a relação entre as diferentes condutas do mesmo indivíduo, em si
mesmo e em relação a outros indivíduos e grupos.
Enfim, seguindo essa lógica de raciocínio, os estudos de Sociologia poderiam tomar como
objeto o papel das normas e padrões, incorporados por intermédio do processo de                página 39


socialização, no que se refere ao processo de interação. De tal maneira, justifica-se a
relevância da abordagem durkheimiana, em sua definição de fatos sociais.
No entanto, isso não significa assumir uma postura de “naturalização” dos padrões, mas
sim motivar uma reflexão que permita ao aluno perceber o caráter de “construção cultural”
das regras. Pois o conceito de cultura, considerado em sua dimensão antropológica, emerge
enquanto um recurso teórico capaz de viabilizar uma atitude comparativa, através da chamada
observação participante, que nos permite compreender as relações entre um conjunto de
normas e outro conjunto diferente 6.
Ao longo da história, o conceito de cultura foi entendido de acordo com várias vertentes e
abordagens. Genericamente, este termo foi assumindo e incorporando vários significados ao
longo do tempo: surge no final do século XI enquanto sinônimo de agricultura; já no século
XVI, os humanistas do Renascimento falam de cultura do espírito; no século XVIII, passa a
significar o cultivo em ciências, letras e artes; no século XIX, começa a se constituir um
refinamento conceitual. O termo pode ser entendido como civilização (Kultur, em alemão) ou
ainda como desenvolvimento mental e organizacional das sociedades (nos termos de E. F.
Tylor).
Com o surgimento de uma sociedade de massas, pautada em transformações na dimensão
tecnológica, coloca-se a necessidade de reavaliar a operacionalidade deste conceito no
entendimento da realidade social, em termos ideológicos, normativos e tecnológicos.
Uma dimensão importante para a compreensão da cultura é a do trabalho, enquanto
dimensão material envolvida na regulação das relações sociais, que também gera
significados, ou seja uma dimensão conceitual. O trabalho é um fato cultural. Nesse sentido,
tanto a produção quanto o seu produto têm significado na cultura.
De tal maneira, cabe ressaltar a escolha do arcabouço teórico de Clifford Geertz, que nos
parece ser mais vigoroso para entender as questões que se colocam atualmente. Na análise da
cultura em sua dimensão semiótica, “o homem é um animal amarrado a teias de significados
que ele mesmo teceu, sendo a cultura essas teias” 7. Seguindo esta linha de raciocínio,
podemos também citar o esforço realizado por Gilberto Velho, no conjunto de sua obra, na
qual a cultura aparece como “áreas de significado aberto”, ou seja, como produto das
construções simbólicas de uma determinada sociedade, considerando-se, também, a ação do
indivíduo, que constrói um “projeto” em torno de motivações sociais. Essa reflexão
antropológica levaria em conta as modificações no sistema social também como
representações simbólicas, universo de valores que são internalizados depois de socialmente
legitimados.
Sendo assim, proporcionaríamos ao aluno a possibilidade de transpor uma postura
etnocêntrica (que produz atitudes preconceituosas e discriminatórias, sobretudo ao lidar com
as diferenças e com as minorias sociais), tendo como referência a prática de relativizar a
realidade social 8. Nesse sentido, o saber antropológico nos fornece instrumentais de suma
importância que possibilitam modificar as relações interpessoais cotidianas. Em suma,
relativizar significa conviver com a diversidade de forma plena e positiva. Isso implica
compreender que o “alter” tem uma lógica própria de percepção da realidade, que não pode
ser desqualificada ou vista como “superior” ou “inferior”, num mundo ainda marcado pela   página 40


intolerância. E este relativizar seria, dentro de nosso entendimento, um dos caminhos de
construção e consolidação da cidadania plena.
Em outra vertente, a Antropologia também fornece elementos teórico-metodológicos para
se pensar as sociedades complexas, a partir de noções como experiências culturais (que, em
certa medida, moldam nossos “mapas” de orientação para a vida social), rede de relações,
papéis sociais, que informam o processo de constituição das identidades sociais, num
constante fluxo, na maioria das vezes etnocêntrico, de diferenciações, entre “nós” e os
“outros”.
Um outro conceito que precisa ser entendido em toda sua complexidade é o de ideologia 9.
De tal maneira, pode-se tomar como ponto de partida para o entendimento do conceito a
concepção de ideologia em Marx, enquanto “um sistema de crenças ilusórias relacionadas a
uma classe social determinada”. O discurso da classe dominante sobre a realidade acaba
prevalecendo, no sentido de preservar certos privilégios. Sendo assim, considerando, de
maneira articulada, os vários conceitos discutidos no processo de aprendizagem, o aluno teria
elementos para entender a aplicabilidade e as limitações do preceito de que “as idéias
dominantes de uma época representam as idéias da classe dominante”.10
No contexto da reflexão sobre ideologia, caberia ressaltar o papel da indústria cultural e
dos meios de comunicação de massa, que induzem os indivíduos ao consumo exacerbado e,
ao mesmo tempo, promovem a alienação em detrimento da conscientização.11
Se, por outro lado, a vida social pode ser entendida como um conjunto de práticas
(re)produzidas, analogicamente podemos tomar a vida social como um tipo de linguagem.12
Em outros termos, como um sistema de comunicação, de cuja constituição e atribuição de
sentido participamos. Sendo assim, a linguagem é falada por atores13 e utilizada como meio
de comunicação e interação, formando uma estrutura dotada de sentido.
Dentro dessa concepção, a Sociologia poderia trabalhar em conjunto com a área de
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, tomando por princípio a definição de instituição
social como um padrão de controle imposto pela sociedade. Peter e Brigite Berger analisam a
linguagem como sendo a instituição fundamental da sociedade, que permite a objetivação, a
interpretação e a justificação da realidade.
Tomando como referência e, ao mesmo tempo, aprofundando a análise realizada por
Durkheim ao definir a categoria fato social, os autores supracitados enumeram as
características fundamentais de uma instituição social: a exterioridade, a objetividade, a
coercitividade, a autoridade moral e a historicidade. Tais características permitem amplos
debates em sala de aula, em torno do papel das instituições sociais no controle dos indivíduos
e no reforço da ordem.
No estudo das Ciências Sociais, quando a ordem social é tomada como objeto de reflexão,
o objetivo é oferecer ao aluno uma visão mais ampla dos processos que interferem na
dinâmica da manutenção ou mudança das estruturas sociais, que consolidam ou fragmentam o
controle social.
A explicação da ordem social enfatiza a coerção – a ordem como produto da ameaça ou
uso concreto da coerção física, simbólica ou moral; os interesses – a ordem como resultado
de um contrato estabelecido entre os homens; e os valores – a ordem como resultado do
comprometimento com determinados valores morais, estéticos e científicos, que interferem página 41


nas condutas. Ao analisar as diferentes abordagens que envolvem a questão da ordem, o
educando deverá formar uma opinião política, teoricamente subsidiada, em argumentos,
categorias e conceitos. Um outro objetivo é ampliar a concepção de política, entendida como
algo também presente no cotidiano, e permitir uma reflexão sobre as relações de poder, que
estruturam o contexto social brasileiro atual.
Ampliar a noção de política, enquanto um processo de tomada de decisões sobre os
problemas sociais que afetam a coletividade, permite ao aluno, por um lado, perceber como o
poder se evidencia também nas relações sociais cotidianas e nos vários grupos sociais com os
quais ele próprio se depara: a escola, a família, a fábrica etc.. E por outro, dimensionar o erro
de assumir uma postura que negue a política enquanto uma prática socialmente válida, uma
vez que no discurso do senso comum ela é vista apenas como mera enganação. Até mesmo
porque negar a política seria contrariar a lógica da cidadania, que supõe a participação nos
diversos espaços da sociedade. Neste aspecto, as Ciências Sociais contribuem para uma
reflexão que tenta identificar práticas políticas mais éticas, muito embora o contexto
brasileiro seja profundamente marcado por práticas paternalistas, clientelísticas, fisiológicas
etc..
O estudo do conceito de Estado deve considerar que o homem é um ser histórico e
cultural, que está sempre ligado a uma determinada ordem normativa e política. Dentro do
campo do Direito, da Política e da própria Economia, o conceito de Estado aparece enquanto
uma instância que, ao mesmo tempo, racionaliza a distribuição do poder legítimo dentro de
uma nação e desenvolve sistemas econômicos complexos para distribuir bens, muitas vezes
de maneira desigual.
Com relação aos sistemas econômicos, podem-se desenvolver reflexões que considerem a
atualidade de algumas proposições marxistas, como por exemplo, relações sociais e
condições objetivas de existência; historicidade das relações sociais objetivas, de acordo com
as condições materiais de existência, sendo o modo de produção o limite que condiciona a
estrutura social; a divisão social do trabalho, a propriedade privada e a luta de classes como
condições objetivas que demarcam os modos-de-produção e as transformações históricas; a
função estrutural do Estado, da instância jurídica e ideológica, enquanto formas de
reprodução social; e, por fim, questões de método, tais como objetividade e crítica e
materialismo dialético.
Ampliando-se o escopo de análise, o estudo do Estado deverá produzir uma síntese que
contemple as diversas teorias sobre sua origem e finalidade. Determinadas formas históricas
de Estado, o Absolutista, o Liberal, o Democrático, o Socialista, o Welfare-State (o do Bem-
Estar) e o Neoliberal, poderão ser abordadas e comparadas, em suas características, com o
Estado brasileiro atual.
De tal modo, pretende-se discutir alguns pontos do conceito de Estado: a soberania, sua
estrutura de funcionamento, os sistemas de poder, as formas de governo no mundo atual,
as características dos diferentes regimes políticos. E, por fim, algumas questões relevantes no
contexto social brasileiro, tais como as relações entre o público e o privado e a dinâmica
entre centralização e descentralização do poder.
Em termos históricos, cabe também realizar uma reflexão sobre a relação entre Estado e
sociedade, identificando as diversas formas de exercício da democracia, a questão da    página 42


legalidade e da legitimidade do poder, os direitos dos cidadãos e suas diferentes formas de
participação política. Cabe ressaltar a importância dos movimentos sociais no processo de
construção da cidadania, em função do seu papel, cada vez mais expressivo, de interlocução
com o poder público, desde o movimento operário até os chamados “novos movimentos
sociais” (ecológico, pacifista, feminista etc).
Outra categoria significativa no Ensino Médio é a de cotidiano, uma vez que uma das
premissas fundamentais a ser considerada é o partir das experiências culturais dos alunos,
para construir o conhecimento científico, entendendo-se porém que este tem uma natureza
diversa da explicação do senso comum, pois a análise da realidade encontra-se fundamentada
em princípios teóricos e metodológicos. De acordo com a abordagem de Berger e Luckmann,
a produção de conhecimento é um processo que deve considerar a vida cotidiana, tendo como
objetivo elaborar modelos teóricos de explicação da realidade social: “A vida cotidiana
apresenta-se como uma realidade interpretada pelos homens e subjetivamente dotada de
sentido para eles, na medida em que forma um mundo coerente.” 14
Assim, a realidade da vida cotidiana é construída através do processo de interação, no qual
a linguagem apresenta um papel fundamental em termos de objetivação e subjetivação. A
objetivação implica a exteriorização da realidade, a partir da institucionalização
(consolidação de um padrão pela tradição), da configuração de papéis sociais (tipificação de
formas de ação) e da legitimação dos universos simbólicos e seus respectivos mecanismos de
manutenção. A subjetivação implica a interiorização da realidade, através do processo de
socialização.                                                            página 43


Competências e habilidades a serem desenvolvidas
em Sociologia, Antropologia e Política

Representação e comunicação
• Identificar, analisar e comparar os diferentes discursos sobre a realidade: as
explicações das Ciências Sociais, amparadas nos vários paradigmas teóricos, e as do
senso comum.
• Produzir novos discursos sobre as diferentes realidades sociais, a partir das
observações e reflexões realizadas.
Investigação e compreensão
• Construir instrumentos para uma melhor compreensão da vida cotidiana, ampliando a
“visão de mundo” e o “horizonte de expectativas”, nas relações interpessoais com
os vários grupos sociais.
• Construir uma visão mais crítica da indústria cultural e dos meios de comunicação de
massa, avaliando o papel ideológico do “marketing” enquanto estratégia de persuasão do
consumidor e do próprio eleitor.
• Compreender e valorizar as diferentes manifestações culturais de etnias e segmentos
sociais, agindo de modo a preservar o direito à diversidade, enquanto princípio estético,
político e ético que supera conflitos e tensões do mundo atual.
Contextualização sócio-cultural
• Compreender as transformações no mundo do trabalho e o novo perfil de qualificação
exigida, gerados por mudanças na ordem econômica.
• Construir a identidade social e política, de modo a viabilizar o exercício da cidadania
plena, no contexto do Estado de Direito, atuando para que haja, efetivamente, uma
reciprocidade de direitos e deveres entre o poder público e o cidadão e também entre os
diferentes grupos.                     página 44

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