E.J.A.

20/04/2011 - 
FEUDALISMO – PRÉ-CAPITALISMO
Feudalismo –> sucedido pelo capitalismo;
è Senhores feudais – terras doadas pelo Rei;
è Camponeses – cuidavam da agropecuáriados feudos  àrecebiam uma gleba de terra para morar e plantar ( para o senhor feudal);
è Sec IV – poder descentralizado. Agricultura subsistência, trabalho servil e escambo;
è Rei, clero, nobreza, servos gleba e vassalos.
Crise à sec XII – renascimento comercial, cruzadas, aumento da circulação moedas,                         desenvolvimento centros urbanos, êxodo rural, burguesia uma nova classe social, impostos, desenvolvimento comercial à inicio pré-capitalismo.
Problemas à moradia, flata de saneamento básico, banditismo, miséia, desemprego, saúde ( pestes/epidemias -> bacilo da pulga dos ratos – bactéria Pasteeurella Pestis - ) e peste negra (peste bubônica).
1ª fase Pré-Capitalista ( capitalismo comercial) à burguesia, nova classe social – busca lucro através de atividades comerciais.
è Grandes navegações, expansão maritima à comerciantes / nobrezanprocura de ouro, prata, especiarias e matéria-prima.
2ª fase Capitalismo Industrial à sec XII – revolução Industrial, a máquina substitui o trabalho do artesão.
3ª fase Capitalismo Monopolista-Financeiro à sec XX, sisitema bancário, mercado globalizado é a mola mestre do desenvolvimento.
Capitalismo à significa duas coisa básicas: propriedade privada e trabalho assalariado.
è É uma economia voltada para a exploração, baseada em forçar pessoas a trabalhar em escritórios e fábricas que não lhes pertencem e pagar a estes trabalhadores um valor menor do que aquilo que produzem e provêem.


20/03/2011  - -TRABALHO 

14/02/2011

Sociologia – introdução a sociologia

Sociologia:
*       ciência humana, estuda as unidades que formam a sociedade ( comportamento);
*       Sociedade - associações, grupos, instituições;
*       Estuda fenômenos sociais, tentando explicá-los;
*       Analisando o homem em suas relações interdependências ( família, trabalho,social );
*       Conhecimento sociológico – via conceitos, teorias e métodos, constitui instrumento de compreensão das situações da vida cotidiana;
*       Disciplina, a partir do século XVIII surge como disciplina
*       Estuda a macroestrutura, raça, etnia, classe, gênero e família;

Pensadores:
*       Augusto Comte (1798-1857) pai da sociologia, primeiro pensador moderno –“para a sociedade funcionar corretamente, precisa estar organizada” – positivista.
*       Karl Marx (1818-1883), revolucionário, fundador da doutrina comunista moderna, sociedade dividida em duas classes: capitalistas e proletários. Relações de produção, forma como os homens se organizam para executar a atividade produtiva, acarreta desigualdade, dando origem à luta de classes.
*       Émile Durkheim (1858-1917) fundador da escola francesa de Sociologia, lutou para fazer das Ciências Sociais uma disciplina rigorosamente cientifica, deve estudar fatos sociais.
*       Max Weber (1864-1920) a sociedade não funciona de forma tão simples e nem pode ser harmoniosa, não propõe revolução, afirma que o papel da Sociologia é observar e analisar os fenômenos que ocorrem na sociedade, buscando extrair o máximo de ensinamento
*       Florestan Fernandes (1920-1995) o mais importante sociólogo brasileiro, nasceu em SP, morou na bairro de Perus, fundador e principal representante da Sociologia crítica no Brasil, procura refletir sobre as desigualdades sociais, desvendando as contradições da sociedade de classes, “ eu nunca teria sido o sociólogo em que me converti sem o meu passado e sem a socialização pré e extra escolar que recebi, através das duras lições de vida(...) Iniciei a minha aprendizagem sociológica aos seis anos, quando precisei ganhar a vida como se fosse um adulto e penetrei, pelas vias da experiência concreta, no conhecimento do que é a convivência humana e a sociedade “

Em suma: a Sociologia de Comte e Durkheim são positivistas; a de Marx é revolucionária e a de Max Weber é compreensiva. E nisto talvez esteja a principal diferença entre esse quatro grandes pensadores da Sociologia. Florestan Fernandes foi eleito deputado constituinte pelo Partido dos Trabalhadores.


Nenhum comentário:

Postar um comentário