20/04/2011 -
FEUDALISMO – PRÉ-CAPITALISMO
Feudalismo –> sucedido pelo capitalismo;
è Senhores feudais – terras doadas pelo Rei;
è Camponeses – cuidavam da agropecuáriados feudos àrecebiam uma gleba de terra para morar e plantar ( para o senhor feudal);
è Sec IV – poder descentralizado. Agricultura subsistência, trabalho servil e escambo;
è Rei, clero, nobreza, servos gleba e vassalos.
Crise à sec XII – renascimento comercial, cruzadas, aumento da circulação moedas, desenvolvimento centros urbanos, êxodo rural, burguesia uma nova classe social, impostos, desenvolvimento comercial à inicio pré-capitalismo.
Problemas à moradia, flata de saneamento básico, banditismo, miséia, desemprego, saúde ( pestes/epidemias -> bacilo da pulga dos ratos – bactéria Pasteeurella Pestis - ) e peste negra (peste bubônica).
1ª fase Pré-Capitalista ( capitalismo comercial) à burguesia, nova classe social – busca lucro através de atividades comerciais.
è Grandes navegações, expansão maritima à comerciantes / nobrezanprocura de ouro, prata, especiarias e matéria-prima.
2ª fase Capitalismo Industrial à sec XII – revolução Industrial, a máquina substitui o trabalho do artesão.
3ª fase Capitalismo Monopolista-Financeiro à sec XX, sisitema bancário, mercado globalizado é a mola mestre do desenvolvimento.
Capitalismo à significa duas coisa básicas: propriedade privada e trabalho assalariado.
è É uma economia voltada para a exploração, baseada em forçar pessoas a trabalhar em escritórios e fábricas que não lhes pertencem e pagar a estes trabalhadores um valor menor do que aquilo que produzem e provêem.
20/03/2011 - -TRABALHO
14/02/2011
Sociologia – introdução a sociologia
Sociologia:







Pensadores:





Em suma: a Sociologia de Comte e Durkheim são positivistas; a de Marx é revolucionária e a de Max Weber é compreensiva. E nisto talvez esteja a principal diferença entre esse quatro grandes pensadores da Sociologia. Florestan Fernandes foi eleito deputado constituinte pelo Partido dos Trabalhadores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário