1º ano E.M.

JUNHO 2011
2º bimestre - Questionário apoio para de pesquisa do texto de Sociologia
1.      1 O QUE SCHARE-WARREM PENSA SOBRE: SOCIEDADE CIVIL E CIDADANIA?
2.      2 O QUE SE PROSSUPÕE SOBRE LEGITIMIDADE?
3.      3 QUAIS OS TIPOS DE DOMINAÇÃO LEGITIMA?
4.     4  O QUE VOCÊ INTERPRETA SOBRE A FRASE... “DIREITO DIVINO DOS REIS”.
5.       5QUAL A ORIGEM DA IDÉIA GLOBALIZAÇÃO?
6.      6 COMO PODEMOS INTERPRETAR... MODO DE PRODUÇÃO CAPITALISTA.
7.       7 QUAL A DIFERENÇA ENTRE: MODO DE PRODUÇÃO CAPITALISTA E MODO DE PRODUÇÃO SOCIALISTA?
8.      8 O QUE É MATERIALISMO HISTÓRICO?
9.     9  CITE OS FATORES QUE PROPORCIONARAM O SURGIMENTO DA SOCIOLOGIA?
10.   10 O QUE É FATO SOCIAL PARA O FRANCÊS ÉMILE DURKHEIM?
PODE RESPONDER CANETA AZUL, PRETA, LÁPIS... SÓ NÃO PODE NÃO RESPONDER!


Maio 2011
TRABALHO 2º BIMESTRE
01. (UEMA) Os novos movimentos sociais, principalmente os ambientalistas no Brasil e no mundo, têm se destacado no combate às indústrias poluidoras e usinas nucleares, ao desmatamento indiscriminado da Floresta Amazônica, dentre outros. Sobre esses movimentos, leia as proposições abaixo.
I. São movimentos sociais preservacionistas que têm como objetivo salvar o planeta Terra das agressões do homem.
II. São movimentos sociais que têm como ideologia revolucionar o modo de produção capitalista instaurando o socialismo.
III. São movimentos sociais que incriminam as empresas capitalistas modernas como devastadoras do planeta Terra.
IV. São movimentos sociais que querem destruir o poder do Estado-Nação.
É CORRETO o que se afirma em:
a)II e IV, apenas.
b)II e III, apenas.
c)I e III, apenas.
d)I e IV, apenas.
e)I e II, apenas.
02.  (UEMA) Assinale a alternativa que corresponde ao conceito de “Dominação Legítima”, formulada pelo sociólogo alemão Max Weber.
a)Capacidade de impor a própria vontade dentro de uma relação social.
b)Capacidade de liderar numa determinada situação social.
c)Probabilidade de impor a sua vontade numa determinada situação social.
d)Probabilidade de operar através de atos ou uso da violência.
e)Probabilidade de encontrar obediência a um determinado mandato.
03. (UEMA) A globalização é um processo antigo que teve inicio com o desenvolvimento capitalista e sua expansão ultramarina. Dentre as proposições abaixo, assinale a alternativa que expressa esse processo nas suas configurações atuais.
a)Homogeneização dos mercados, tecnologias informacionais e estatização.
b)Exportação de mercadorias, competição global e economia planificada.
c)Tecnologias informacionais, competições e monopólios públicos.
d)Competição, colaboração entre Estados imperiais e tecnologias informacionais.
e)Competição global, isolamento dos mercados regionais e fundo público.
04. (UEMA) Segundo Karl Marx,
“o modo de produção da vida material condiciona o desenvolvimento da vida social, política e intelectual em geral”.
 Essa tese resume a sua teoria da história, também denominada de: 
a)
socialismo científico.
b)materialismo histórico.
c)racionalismo cartesiano.
d)fenomenologia do espírito.
e)individualismo metodológico.
05.  (UFMA) Os principais fatos histórico-sociais que propiciaram o surgimento da sociologia foram:
a)a Revolução dos cravos em Portugal e a Revolução Moçambicana.
b)a Revolução Industrial e a Revolução Francesa.
c)a Revolução Russa e a Revolução Chinesa.
d)a Revolução Mexicana e a Revolução Nicaragüense.
e)a Revolução Cubana e a Revolução Chinesa.
06.  (UFMA) Émile Durkheim (1858-1917) introduz no primeiro capítulo da sua obra As regras do método sociológico o conceito de:
a)caos social.
b)realidade social.
c)fato social.
d)arrogância social.
e)         ganância social.
07. 20/04/2011(UFMA) O modo de produção que se caracteriza pela relação entre trabalho assalariado e capital é definido como modo de produção:
a)asiático.
b)camponês.
c)mercantilista;
d)capitalista.
e)socialista.

FEUDALISMO – PRÉ-CAPITALISMO
Feudalismo –> sucedido pelo capitalismo;
è Senhores feudais – terras doadas pelo Rei;
è Camponeses – cuidavam da agropecuária dos feudos  àrecebiam uma gleba de terra para morar e plantar ( para o senhor feudal);
è Sec IV – poder descentralizado. Agricultura subsistência, trabalho servil e escambo;
è Rei, clero, nobreza, servos gleba e vassalos.
Crise à sec XII – renascimento comercial, cruzadas, aumento da circulação moedas,                         desenvolvimento centros urbanos, êxodo rural, burguesia uma nova classe social, impostos, desenvolvimento comercial à inicio pré-capitalismo.
Problemas à moradia, flata de saneamento básico, banditismo, miséia, desemprego, saúde ( pestes/epidemias -> bacilo da pulga dos ratos – bactéria Pasteeurella Pestis - ) e peste negra (peste bubônica).
1ª fase Pré-Capitalista ( capitalismo comercial) à burguesia, nova classe social – busca lucro através de atividades comerciais.
è Grandes navegações, expansão maritima à comerciantes / nobrezanprocura de ouro, prata, especiarias e matéria-prima.
2ª fase Capitalismo Industrial à sec XII – revolução Industrial, a máquina substitui o trabalho do artesão.
3ª fase Capitalismo Monopolista-Financeiro à sec XX, sisitema bancário, mercado globalizado é a mola mestre do desenvolvimento.
Capitalismo à significa duas coisa básicas: propriedade privada e trabalho assalariado.
è É uma economia voltada para a exploração, baseada em forçar pessoas a trabalhar em escritórios e fábricas que não lhes pertencem e pagar a estes trabalhadores um valor menor do que aquilo que produzem e provêem.

07/04/2011 - Trabalho do 1º Bimestre
ESCOLA ESTADUAL____________________________________  _____ANO____  Abril 2011
NOME ________________________________________________________________________
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SOCIOLOGIA – ABRIL 2011
Exercício 1 -Leia abaixo o trecho de uma música:
Queremos saber
quando vamos ter
raio laser mais barato
queremos de fato um relato
retrato mais sério
do mistério da luz
luz do disco voador
pra iluminação do homem
tão carente e sofredor
tão perdido na distância
da morada do Senhor
Queremos saber
queremos viver
confiantes no futuro
por isso se faz necessário
prever qual o itinerário da ilusão
a ilusão do poder
pois se foi permitido ao homem
tantas coisas conhecer
é melhor que todos saibam
o que pode acontecer
Queremos saber, Gilberto Gil, Viramundo, 1977.
A respeito da música, é correto afirmar que:
a) é uma ode¹ ao desenvolvimento científico.
b) demonstra preocupação com o elevado custo dos produtos de alta tecnologia.
c) traz uma crítica às dificuldades de acesso da população aos produtos tecnológicos.
d) demonstra preocupação a respeito da má utilização dos inventos científicos.
e) rejeita o conhecimento científico e enaltece o misticismo.

Exercício 02 - Analise a imagem a seguir:

A imagem mostrada apresenta um exemplo de atividade informal na metrópole paulista, como “alternativa ao desemprego”.
A informalidade é um fenômeno urbano muito freqüente em cidades do Sul pobre. Assinale a
alternativa que apresenta uma condição que não contribui para o aumento do desemprego e da informalidade.
a) Estatização de empresas
b) Crise econômica
c) Automação da produção
d) Privatização de empresas
e) Fusão de empresas
Exercício 03 - Observe e leia a tirinha:

A Revolução Industrial representou mudança significativa em vários aspectos da vida, em especial da organização do mundo do trabalho.
Dentre os aspectos que estão associados ao universo da produção, podemos assinalar:
a) a produção em larga escala, num processo de padronização sem precedentes e com a divisão das tarefas, e a especialização da atividade do operário.
b) a produção em série e a reduzida padronização do processo produtivo, implicando escassa fragmentação das atividades do operário na linha de montagem.
c) a produção com limitações relativas à reduzida tecnologia agregada, o comprometimento da mais-valia e a fragmentação do processo produtivo do operário.
d) a produção de máquinas que utilizam energia elétrica e a pouca padronização do processo produtivo, com a alienação do trabalhador em relação ao objeto de sua atividade.
e) o trabalho marcado pela estabilidade no nível de emprego de mão de obra e a produção em larga escala, em que a especialização da atividade do operário é reduzida.
¹ - Poema de comprimento médio que, em geral, expressa exaltado louvor. Os teatrólogos gregos escreviam odes corais, que tinham três partes. Duas partes, uma estrofe e uma antístrofe, possuíam metrificação idêntica. A terceira parte, chamada epodo, dispunha de uma metrificação contrastante. Píndaro, da Grécia antiga, escrevia odes em homenagem a heróis atléticos. Usava a fôrma de estrofes que mais tarde passou a chamar-se pindárica. 

07/04/2011
1º ANO – O HOMEM É UM SER SOCIAL
 Homemà é a representação do meio em que vive;
à espaço (onde),   temporalidade ( quando),  modo (como);
à ser humano – social – ser consciente;
à social – frágil demais para viver sozinha;
à pertencimento, interagir com outros seres;
à intimidade, relacionamento amizade / amor;
à produtividade, produzir, adquirir, sucesso, trabalho, lazer;
à estabilidade, trabalho, divisão de classe: empregador e empregado;
à adaptabilidade, criatividade, sobrevivência, sociabilidade.
O Homem enquanto ser social partilha uma herança genética que o define como ser humano.
 A nossa estrutura cerebral permite-nos desenvolver a linguagem e interpretar os estímulos provenientes do meio.
É na capacidade de o ser humano se adaptar ao meio e de transmitir ás gerações seguintes as suas conquistas, é na sua capacidade de aprender que reside a linha que distingue o ser humano do animal.
O homem só se realiza como Pessoa na relação com os outros, relação
essa que tem vários níveis e assume múltiplas formas: Universalidade; Sociabilidade e intimidade.  
Ao nível da intimidade a pessoa encara-se como um ser dotado de uma consciência de si, baseada na racionalidade e nas emoções que, embora seja individual e interior, só se constrói com base em relações significativas com outros seres humanos...
Ao nível da sociabilidade a pessoa encontra-se como membro de uma sociedade organizada, necessitando de passar por um longo processo de sociabilização até que  possa assumir-se como um membro ativo da sociedade a que pertence. Não se pode dizer que a sociedade é uma mera soma de indivíduos, uma vez que cada individuo é, em si mesmo, um produto da cultura da sociedade a que pertence...
A filosofia, a arte,a religião, a literatura, a ciência...são vias para alcançar a Universalidade, uma integração do individuo no COSMOS, no TODO, realizando-se como Pessoa, no encontro do que o transcede e pode dar um sentido à sua existência.

"Dentro de ti estão todos os que te viram como gente ou não, cada palavra que te dirigiram é uma luz ou uma ferida, às vezes, um clarão que cega  ou mostra que sim, outras vezes um muro de sombra e um rio que secou sem razão porque a palavra não pode semear-se no campo largo do contentamento fazendo crescer uma floresta morta de desencanta no que podia ser um jardim ou um campo verde sem principio nem fim"

"Náo podemos viver isolados porque as nossas vidas estão ligadas por mil laços invisíveis" Herman Melville

Robinson Crusoé – Daniel Defoe
Um homem náufrago olhando para o horizonte em busca de uma esperança, um navio que o tirasse de lá. O livro conta a história de Robinson Crusoé que era um jovem marinheiro inglês. Um dia decide seguir seu caminho e parte para uma aventura sem avisar ninguém, embarca em um navio. Como castigo do destino, seu navio é pego por uma tempestade e naufraga. Toda a tripulação morre, exceto pelo jovem Crusoé, encalhado naquela ilha do Caribe. Lá ele tem duas escolhas, se deixar levar pela maré ou lutar pela sua vida. Ele busca por mantimentos no navio naufragado. Constrói uma fortaleza de madeira na praia e outra casa, embrenhada na floresta, a qual chamava de "Casa de Campo", plantou cereal a partir de grãos que havia no navio. Então vem a descoberta, Robinson não estava sozinho na ilha, havia uma tribo de canibais, e destes canibais ele "domestica" um. Deu-lhe o nome de Sexta-Feira. Depois de algum tempo, encontra um barco no horizonte, este o leva até sua querida Inglaterra, lugar o qual não ficou por muito tempo. Ele decide voltar à ilha onde passou vinte e oito anos de sua vida. Lá encontra seus amigos espanhóis que o haviam ajudado a sair da ilha. Robinson fretou um navio com vacas, armas, provisões, e aquela pequena ilha agora se tornaram um feliz, próspero e populoso vilarejo, no meio do Caribe.
Náufrago –  release de Egídio Garcia Coelho
O Filme "Náufrago" retrata a história de um executivo voltado para um minucioso controle do tempo, onde na sua função tem como foco e objetivo principal, auferir sempre os melhores resultados, mesmo que para isso tenha que sacrificar a própria saúde a afetividade e consideração nos seus envolvimentos sociais. Com excelente desempenho o ator e produtor Tom Hanks no papel de Chuck Noland (executivo da Fed-Ex), consegue sozinho em cena, prender a atenção de espectadores de forma surpreendente. Houve demonstração de adaptação e criatividade do personagem que buscava sobreviver isolado numa ilha deserta, após ter sobrevivido a um acidente com o avião da companhia que prestava serviços, voltando da Rússia, onde demonstrou eficiência na implantação dos seus rigorosos controles de tempo para entregas das encomendas Fed-Ex. Interessante revelação de oportunismo e profissionalismo dos produtores na exploração de merchandising com a marca Fed-Ex que aparece como berço da história e a bola de vôlei da marca Wilson que veio a se transformar num personagem de destaque, provocando grandes emoções, quando se revelava a carência afetiva na solidão de Chuck Noland, sempre alimentando esperanças de voltar à civilização.  Uma seqüência de acontecimentos interessantes marca a transformação de um executivo cheio de recursos e tecnologias do mundo corporativo em um explorador sem recursos que fará uso da sua iniciativa e criatividade para sobreviver na ilha. Ressalvas quanto à falta de exploração no tocante a espiritualidade que deixou de ser enfatizado, quando em circunstâncias semelhantes, qualquer ser humano é chamado a profundas reflexões, independente de credo ou religião.

20/03/2011  - -TRABALHO 

13/03/2011
DESNATURALIZAÇÃO DA REALIDADE
OLHAR SOCIOLÓGICO  pressupostos e prenoções;
senso comum – forma válida do pensamento;
científico – vai além do senso comum (realidade)
nunca é neutro;
base cientifica – é a neutralidade e procura da verdade.
OLHAR SENSO COMUM  vários tipos:
IMEDIATISTA  simplista, não tem preocupação definir as coisas;
SUPERFICIAL se conforma com as aparências;
ACRÍTICO não questiona;
CHEIO SENTIMENTOS marcado pela emoção;
CHEIO PRECONCEITOS conceitua antecipadamente as coisas.

ESTRANHAMENTO DA REALIDADE
Alienação (latin = alien -> estranho) alienado;
TV -> GAMES -> PC;
refletir sobre texto: Garfield (no blog);
focar atenção – como não podemos ler livro andando de bicicleta e/ou assistir televisão é perigoso para o espírito – DISTRAIR/DESTRÓI;
TV – distração, é só no que se pensa? Quando a questão é televisão.

CADERNO DO ALUNO – 1ª SÉRIE volume 1

Responder no Caderno do Aluno, das págs. 4 à 20, conforme solicitado nos exercícios, fazer os exercícios individualmente.
Exercício página 7 fazer descrição em só uma página.
Exercícios pags. 14, 15, 16, 17 e 18; pesquisar internet.
Recolher os cadernos: na data de _____/______/2011




20/02/2011

DESNATURALIZAÇÃO DA REALIDADE
  • A Sociologia sempre foi uma disciplina presente em todas as escolas, entretanto, durante momentos de ditadura em nosso país, o ensino de Sociologia sofreu uma série de complicações.
  • A Sociologia já esteve presente no currículo do Ensino Médio, visto que, acreditava-se na importância da disciplina para todos aqueles que necessitam entender e se situar na sociedade em que vivem. Porém, mesmo sendo de extrema importância, a Sociologia foi retirada do ensino por razões ideológicas e políticas.
  • Sociologia: a ciência que estuda o homem e as suas relações na sociedade.

    Construção do “olhar sociológico.”
  • A base de qualquer olhar sociológico é o fato de ter uma visão de estranhamento da realidade, ou seja, deve-se desnaturalizar o olhar. O objetivo disso é tomar consciência de que o olhar jamais é neutro, nem natural, mas, sim, que está repleto de prenoções.

    Existem basicamente dois tipos de “olhar”:
  • Olhar do Senso Comum: No conhecimento comum que é uma forma válida de pensamento, mas não é o único possível.
    Olhar Científico: No conhecimento científico, muitas vezes parte do senso comum para olhar a realidade, mas ele sempre vai além do senso comum.
  • Como é adquirido?
    O senso comum normalmente é o resultado das experiências que a pessoa vive nos seus ambientes próximos, exemplo: a família, os amigos, o bairro etc.
O resultado de um conhecimento científico é totalmente embasado em teorias que anteriormente foram devidamente comprovadas por cientistas.
Nosso olhar nunca é um olhar neutro, ele está sempre repleto dessas prenoções que vêm do senso comum. Para lançar um olhar sociológico é necessário afastar-se dessa forma, pois a Sociologia é uma ciência e não se faz ciência baseando-se no senso comum.

Problemas do Olhar de Senso Comum

O problema existente em olhar a realidade com o Senso Comum seria a fragilidade de suas comprovações. Sem base científica aquilo que é verdade em um determinado lugar pode não ser em outro um pouco mais distante. O Senso Comum produz vários tipos de “olhares”, entre eles são:

a) imediatista: é simplista, ou seja, muitas vezes não é fruto de uma reflexão profunda e cuidadosa. Não tem preocupação em definir realmente as coisas.
b) superficial: se conforma com a aparência das coisas, como se pudesse comprovar somente por estar junto das coisas;
c) acrítico: não questiona o que é dito e simplesmente aceita;
d) cheio de sentimentos: marcado por emoções que normalmente tiram das pessoas sua objetividade;
e) cheio de preconceitos: conceitua antecipadamente as coisas, ou seja, a atitude de achar que já sabe sem entender profundamente uma coisa.

No caso da Sociologia, deve-se ter em mente que sempre será necessário fazer um esforço mental de procurar diferentes ângulos para conseguir aproximar-se da realidade. Afastar-se dos juízos de valor é um cuidado metodológico fundamental do estudante de sociologia para que ele possa entender as situações sociais.

ESTRANHAMENTO DA REALIDADE (Lázaro Curvêlo Chaves )
A Televisão – como muitas das criações culturais humanas – é uma arma poderosíssima em amplos sentidos. Já se disse, não sem razão, que há muito de realidade nas novelas e muita ficção nos noticiários. Interessante como novelas globais ambientadas, por exemplo, em décadas passadas celebram precisamente as mesmas festas que estamos celebrando hoje. Há não muito tempo acompanhei uns capítulos de uma novela da Globo tangenciando a temática da reencarnação com personagens caricatos, que se prolongou por muitos meses, como normalmente acontece. Eles celebraram o Natal quando o mundo que nos parece real também o fazia, tal se repetindo na virada do ano (na novela penso que era 1934 para 1935; nós virávamos de 2004 para 2005...); a exibição de cenas do carnaval da década de 30 coincidiu com o carnaval do século XXI e assim por diante. Mantém-se o espectador numa ambiência de fantasia que fica bem próxima de seu cotidiano, simplificando o processo de transmissão das mensagens subliminares em termos de valores morais e políticos.
            Este tema precisa ser aprofundado – e o farei oportunamente, mas fica aqui um convite à reflexão.
            Recordo-me de uma charge do Garfield publicada há alguns anos na Folha, que era mais ou menos assim: Garfield sentado na poltrona da sala assistindo TV. O John (um sujeito meio idiota que se considera dono do bichano) chega perto e pergunta: “O que está assistindo?” – e o Garfield responde: “Sei lá!” John, sempre muito chato, insiste: “Qual o enredo?” e o Garfield já começando a se irritar retruca: “Não sei, pô!”. John continua chato como sempre e prossegue: “Mas é futebol, novela, noticiário, filme... O que é?” Neste ponto Garfield se levanta da poltrona, pega o John pelo colarinho e esbraveja (ou o equivalente felino em caricatura desse tipo de atitude): “Pare de me fazer pensar! Estou assistindo televisão!”
            Fica-se por vezes tão entorpecido que se alguém ousa interromper o que não estamos prestando atenção para saber de que se trata, normalmente nos irritamos.
            Pessoalmente gosto de assistir documentários, TV Senado, alguns filmes (ainda não tenho TV a cabo ou satélite e os filmes da TV aberta são dublados, o que obriga a uma seleção rigorosa) e entrevistas... Mas prestando atenção e com um senso crítico aguçadíssimo. Por outro lado, eu mesmo já me peguei trabalhando ao computador com a TV ligada no Senado sem ter a menor idéia do que estavam discutindo. Temos de focar nossa atenção. Assim como não podemos ler livros andando de bicicleta, assistir TV sem prestar atenção é perigoso para o espírito. Distrai e destrói.
            Mas é precisamente essa a atitude da maior parte dos telespectadores: passiva, não crítica e muito menos reflexiva! A maior parte da população do Brasil ainda não tem acesso à TV por assinatura e já se está trabalhando em torno da implantação da TV Digital (o modelo Europeu, meu predileto, está praticamente fora das cogitações governamentais e empresariais, estão escolhendo miseravelmente entre o modelo japonês e o estadunidense. Para poder assistir coisas na tela do telefone celular. Saudades de um tempo em que telefone era para falar – breve, só combinar o encontro pessoal e ponto final. Hoje ele tira fotos, faz agenda, toca musiquinhas e filminhos... Frequentemente só falta falar! Êh... Parêntese comprido, sô!). Distração. É só no que se pensa (será mesmo que se pensa?) quando a questão é televisão.
            Alienação é estranhamento. Palavra derivada do latim alien – estranho. A frase predileta de Marx entre as citações latinas era aquela de Públio Terêncio Afer: “Homo sum: humani nihil a me alienum puto” – “Sou homem e nada do que é humano me será estranho”. O mundo burguês se tornou estranho a nossos desejos, sentimentos e sensações. Tornou o trabalhador alienado do processo de produção – traduzindo: o cara não tem noção do que faz, por exemplo, na linha de montagem de uma fábrica: um torce parafusos, outro embala produtos, outro aperta botões e não é raro que o trabalhador (além de não possuir nada daquilo que está usando como ferramentas ou produtos; mesmo o uniforme que usa frequentemente pertence à empresa...) não tenha rendimento suficiente para sequer poder comprar o que está produzindo. Se tornou estranho para ele. Trabalha em troca de um pagamento mensal e dá graças a Deus – se ainda crê – quando não sobra muito mês no final do salário....


14/02/2011

Sociologia – introdução a sociologia

Sociologia:
*       ciência humana, estuda as unidades que formam a sociedade ( comportamento);
*       Sociedade - associações, grupos, instituições;
*       Estuda fenômenos sociais, tentando explicá-los;
*       Analisando o homem em suas relações interdependências ( família, trabalho,social );
*       Conhecimento sociológico – via conceitos, teorias e métodos, constitui instrumento de compreensão das situações da vida cotidiana;
*       Disciplina, a partir do século XVIII surge como disciplina
*       Estuda a macroestrutura, raça, etnia, classe, gênero e família;

Pensadores:
*       Augusto Comte (1798-1857) pai da sociologia, primeiro pensador moderno –“para a sociedade funcionar corretamente, precisa estar organizada” – positivista.
*       Karl Marx (1818-1883), revolucionário, fundador da doutrina comunista moderna, sociedade dividida em duas classes: capitalistas e proletários. Relações de produção, forma como os homens se organizam para executar a atividade produtiva, acarreta desigualdade, dando origem à luta de classes.
*       Émile Durkheim (1858-1917) fundador da escola francesa de Sociologia, lutou para fazer das Ciências Sociais uma disciplina rigorosamente cientifica, deve estudar fatos sociais.
*       Max Weber (1864-1920) a sociedade não funciona de forma tão simples e nem pode ser harmoniosa, não propõe revolução, afirma que o papel da Sociologia é observar e analisar os fenômenos que ocorrem na sociedade, buscando extrair o máximo de ensinamento
*       Florestan Fernandes (1920-1995) o mais importante sociólogo brasileiro, nasceu em SP, morou na bairro de Perus, fundador e principal representante da Sociologia crítica no Brasil, procura refletir sobre as desigualdades sociais, desvendando as contradições da sociedade de classes, “ eu nunca teria sido o sociólogo em que me converti sem o meu passado e sem a socialização pré e extra escolar que recebi, através das duras lições de vida(...) Iniciei a minha aprendizagem sociológica aos seis anos, quando precisei ganhar a vida como se fosse um adulto e penetrei, pelas vias da experiência concreta, no conhecimento do que é a convivência humana e a sociedade “

Em suma: a Sociologia de Comte e Durkheim são positivistas; a de Marx é revolucionária e a de Max Weber é compreensiva. E nisto talvez esteja a principal diferença entre esse quatro grandes pensadores da Sociologia. Florestan Fernandes foi eleito deputado constituinte pelo Partido dos Trabalhadores.

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